sem comentários ainda

Um homem, segundo o coração de Deus/IVT

As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados. Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam! – Salmos 25: 17 – 19

Davi sabia o que era ter intimidade, comunhão com o Senhor. Ainda jovem nos campos era pastor de ovelhas, e o seu tempo era dividido em contemplar as belezas de Deus e o seu trabalho de pastoreio. Desde cedo Davi aprendera a confiar no Senhor. Durante toda a sua vida quando se via em meio as dificuldades, adversidades e desafios lá estava ele buscando refúgio com a pessoa certa e fazendo declarações como vemos neste Salmo 25.

Verso: 2a – “Em ti confio, ó meu Deus.
Verso: 5b – “…pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”.
Verso: 15 – “Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha”.

Com certeza estas declarações fazia derreter o coração de Deus. Davi conhecia de perto o caráter de seu Deus e mesmo em meio às lutas, sofrimentos, decepções, depressões, nada absolutamente nada, o fazia desistir de confiar no Senhor. Havia temor em seu coração, por isso ele diz nos verso 12-14 do Salmo 25 o seguinte:“Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.”

Amigo (a), no meio de suas lutas, sofrimentos, angustias você precisa aprender a confiar no Senhor. É claro que este tipo de relacionamento não vem de uma hora para outra, porém dia após dia, você pode nutrir a esperança de que vai vencer os seus inimigos. Como Davi, estes estão à porta. Para uns é o desemprego, a fome, as incertezas. Para outros é a insegurança, a falta de paz, as brigas, contendas e inimizades. A verdade é que como pessoas de carne e osso, problemas atormentam todos os dias. A sua alma muitas vezes geme querendo soluções que parecem fugir de você.

Seu espírito se abate e a tristeza se instala no lugar da alegria a às vezes você tem a sensação que ela nunca irá embora. Jesus faz uma declaração na Bíblia dizendo: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33”.Jesus sabia o que estava dizendo pois como homem passou por várias provações e venceu cada uma delas. Davi também e tantos outros tiveram suas lutas e venceram e com você não será diferente.

Amigo (a), preste atenção no que vou lhe dizer: “Você vai sair dessa”. Diga para o Senhor o mesmo que Davi disse neste Salmo.
Versos: 4-5 – “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”.
Verso: 7 – “Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom”.

Versos: 20-21 – “Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti. Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti”.

Eu não sei o que se passa no seu intimo. Não conheço os seus problemas. Quem sabe você tem perdido a esperança. Os problemas, a angustia tem aumentado e aparentemente você não está vendo soluções. Parece que nuvens carregadas têm povoado a sua vida. Há muita desilusão, falta de paz, dúvidas do que fazer, como fazer. Sentimentos de derrota, de incredulidade, de medo, de abandono e até de pânico tem lhe tirado o sono e como isto não bastasse o seu corpo debilitado está cansado e doente.

al como o Salmista Davi; “As ânsias do seu coração tem se multiplicado”. Preste atenção no que eu quero lhe dizer. “Sinta o Poder que a Palavra tem para trazer alívio”. Analise comigo alguns pontos neste salmos 25 que poderá restaurar a sua fé em Deus.
1. Você pode e deve confiar no Senhor.
Diga para o Senhor “Em ti confio, ó meu Deus “-verso 2a –Deposite toda a sua confiança no Senhor e espere pela ação Dele. A Bíblia diz: “Que o choro pode durar uma noite, porém a alegria vem ao amanhecer”. Salmo 30:5
2. Tenha um coração pronto a aprender com as lutas no dia a dia.

A vida é uma escola. No vers. 4 do Salmo 25 lemos: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas”. Não existe solução fora dos caminhos do Senhor.
3. Nunca se esqueça de dois atributos de Deus que são fantásticos ou seja: o seu Amor e a sua Misericórdia. São atributos eternos.
Verso 6 – A Bíblia nos diz: “Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.”
4. Só Deus tem o Poder de perdoar pecados.
Verso 11 – Davi reconhece que só o Senhor tem o Poder de perdoar os seus pecados. “Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, pois é grande”. Pecados contra Deus e contra o nosso próximo, nos separam de Deus e afasta-nos da benção. Peça perdão ao Senhor e volte a comunhão, a intimidade com Ele.

5. Deus tem coisas grandiosas para revelar a você.
As revelações de Deus chegará em sua vida na medida que você o buscar de todo o seu coração. O verso 14 nos diz: “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança”.

6. Pare de olhar para aquilo que te aflige. Seus olhos devem estar postos na direção de quem tem a solução.
Verso.3 – “Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgredem sem causa.” Faça que nem Davi, coloque os seus olhos continuamente na direção do Senhor e com certeza Ele vai tirar você de seus apertos sejam eles quais forem.

Bom, de fato aprendemos algumas coisas importantes através da experiência de Davi registrado na Palavra de Deus; porém é importante frisar que o nosso Deus é maior que os nossos problemas. Com certeza, se você busca-lo de todo o seu coração Ele se deixará achar. Deus está mais perto de você do que você pensa. Confie Nele e viva para Ele e a solução chegará em sua vida.

Deus abençoe a sua vida em família…

Pr. Nélson Gouvêa / Ministério com Família – Portal Padom

Publicar um comentário